terça-feira, 6 de julho de 2010

A Família Dinossauro

Todos aqueles(as) que foram crianças na década de 90, tiveram contato com a “Família Dinossauro”.

Quem não se lembra dos bordões: “Querida, cheguei!” ou então “Não é a mamãe!”

 Mas qual a história dessa série? Como chegou no Brasil ? Como eram feitos os bonecos ?


       A série 

     Foi uma produção da Disney em parceria com a Jim Henson Productions e a Michael Jacobs Productions que mostrava o cotidiano da família Da Silva Sauro, vivendo em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde o cotidiano era o pretexto para inúmeras críticas e sátiras à sociedade e aos costumes da classe média.
      Dino da Silva Sauro é o patriarca da família e trabalha derrubando árvores na companhia de demolição "Isto é assim", comandada pelo cruel Sr. Richfield. Bonachão e um pouco folgado, Dino adora chegar em casa e fazer um lanche preparado por sua adorável esposa. Sempre que abre a porta de casa grita: “Querida, cheguei”, assim a frase acabou se tornando um dos bordões mais conhecidos no Brasil no início da década de 90.
 Fran da Silva Sauro é a simpática matriarca da família e perfeita dona de casa. Muito dedicada, Fran vive apenas para cuidar do marido e de seus três filhos: Bobby, o filho mais velho que apesar do visual radical é um rapaz consciente, responsável e que vive desafiando os tradicionais costumes dos mais velhos; Charlene, a filha do meio que é a típica adolescente, adora música, fazer compras e paquerar os rapazes no shopping, além de ser alienada as causas sociais, afinal está mais preocupada com a sua aparência e a moda da estação; e o endiabrado caçula Baby que está sempre fazendo travessuras com seus irmãos e principalmente com seu pai. Para irritar ainda mais o pobre Dino, Baby não se cansa de repetir as frases: "De novo" e "Não é a mamãe" enquanto bate com a panela na cabeça do pobre pai.
A família ainda tem a presença da Vovó Zilda, a mãe de Fran e a "adorável" sogra de Dino. Seu maior hobby é infernizar a vida do genro e se divertir com seus netos.
Para a alegria de Dino, seu melhor amigo Roy Hess, está sempre pronto para lhe fazer companhia e embarcar em suas aventuras. 

No Brasil

Estreou  em abril de 1992 no programa Xou da Xuxa, da TV Globo. A série aumentou os índices de audiência das manhãs, que estavam abaixo do esperado, o que levou a série a ser exibida também aos domingos. Mas a série teve grande audiência só no ano seguinte, quando era exibido dentro do programa infantil TV Colosso às 11hs30min, última atração antes do encerramento das 12hs. Nesse período, o auge da série no Brasil, o merchandising da mesma cresceu muito, com produtos de guloseimas, chaveiros, camisetas, álbum de figurinhas (foram vendidos 40 milhões de envelopes de figurinhas do mesmo) e até um disco chamado Babymania, que foi gravado pelos dubladores. Após seus episódios serem repetidos várias vezes, saiu do ar em 1995.
No século XXI, o SBT detinha os direitos da série, exibindo-a primeiro semanalmente, no fim das manhãs de domingo e nas noites de sábado, por exemplo, chegando a ser exibida de segunda a sábado à tarde por vários meses, isso em 2003. Em 2005 a série voltou a ser exibida, no sábado, por volta de meio-dia, mas só por algumas semanas.
A série voltou a ser exibida no dia 30 de julho de 2007 pela Rede Bandeirantes, de segunda a sexta às 20:15 até 21hs. No dia 1º de outubro, em virtude deste mesmo horário que foi ocupada pela novela Dance Dance Dance, a série mudou de horário para 21hs. Para os padrões da emissora, é um relativo sucesso de audiência. Pela primeira vez, ultrapassou mais de 3 pontos naquele horário, marcando 8 pontos de pico e 7 de média, ficando no 3º lugar, segundo o Ibope. Mudou novamente de horário no dia 29 de outubro, sendo exibida às 14 e 22hs, mas isso fez a audiência cair um pouco. Em janeiro de 2008, a série deixou de ser exibida na Band, voltando a ser exibida em março do mesmo ano sempre nas noites de sábado; permaneceu na grade de programação da emissora por alguns meses. Posteriormente, o programa passou a ser apresentado nas tardes de domingo, mas logo saiu do ar mais uma vez. Em 5 janeiro de 2009, retornou à Bandeirantes com exibição diária às 14:30hs, permanecendo até o dia 27 de março. A partir de 12 outubro de 2009 a série passou a ser exibida no bloco Band Kids .

  Como eram feitos



   Os corpos eram nada mais que fantasias que os atores vestiam para dar movimento ao corpo do personagem; já os olhos, a boca e toda expressão facial era feita por meio de controle remoto.
  As cabeças dos personagens mais eram um capacete do que uma máscara.



Para entender melhor, assista o vídeo abaixo: 



O Fim

No ultimo episódio Dino constói uma fábrica de frutas de cera em cima da área de acasalamento de uns besouros. Isso causa um desastre ecológico que desencadeia a era do gelo. A cena mostra Dino tentando se justificar e pedindo perdão à família, já que todo o planeta está condenado. O momento que ele explica para Baby é de cortar o coração. E ele ainda termina com uma pitada de humor negro.

  
 Tenho certeza de que tudo ficará bem. Afinal, os dinossauros estão na Terra há 150 milhões de anos. E não vamos de repente… desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário